Seremos iguais aos nossos pais?

~~ Momento reflexivo… Ontem uma amiga minha casou, quero dizer, ela foi minha amiga, mas hoje não somos mais tão próximas… Vocês não acham estranho isso? Por um momento pensei que as amizades fossem eternas, pela sinceridade que é posta e pela cumplicidade ao compartilhar momentos de nossas vidas. Me perguntava então, como podia meus pais não terem amizades como as que eu tinha. De visitar frequentemente, de ligar, saber tudo da vida do outro, sabem? Hoje eu entendo o motivo deles não terem, e me pergunto se serei igual a eles em outras coisas também…

Um estudo realizado na Universidade de Utrech, na Holanda, concluiu que a amizade não dura para sempre. Não digo que ela tenha sido falsa… hoje eu entendo que cada vida tem um caminho para seguir e nem todos os nossos amigos estão dispostos a andar junto no nosso caminho. Exemplificando com essa minha amiga que casou, nós frequentávamos a mesma igreja, tivemos momentos de oração, de ajuda mútua e em determinado momento eu não pude mais frequentar essa igreja, desde então, perdemos contato… Foi verdadeiro e sincero o sentimento? Foi. Mas ele se limitava aquele espaço.

O mesmo estudo conclui que conforme mudamos nossa realidade, mudamos também o círculo de amizades, permanecendo apenas com aqueles amigos que realmente são muito próximos e especiais. A maior dificuldade está em transpor esses ciclos que temos na vida. Se é amigo de uma rede social, só se falam pela rede. Se é amigo do trabalho, só se encontram para tratar de coisas relacionadas ao trabalho… As vezes recebemos convites de passar do círculo de amigos da faculdade, para o círculo dos amigos íntimos mas jogamos esse convite fora…

amigos-melhor-coisa

Essa reflexão me mostrou que não quero ser como os meus pais, mas estou me tornando igual a eles… Preciso transpor muitos círculos e aproximar amigos… Preciso:

  1. Saber ouvir…
  2. Respeitar os limites do outro…
  3. Guardar amor, não mágoa…
  4. Pegar leve…
  5. Saber a hora de ser duro.

 

Bom dia para você, que como eu, tem um desafio muito grande pela frente e muito para aprender!

2 comentários sobre “Seremos iguais aos nossos pais?

  1. Nossa, que reflexão!
    Eu mesma, acho muito dificil manter amigos por muito tempo, não sei se isso é porque sempre me mudei muito de cidade, então não consegui me ligar a ninguém por muito tempo… Mas enfim…
    Em contrapartida, acho que a família, os nossos irmãos principalmente, são nossos amigos pra vida toda! Sou muuuito unida com minhas irmãs, mesmo morando longe, e acho que seremos assim sempre! 🙂
    Xero

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

